quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Diálogos

Papá: Amanhã voltas para a escolinha, para brincares com a Beatriz, com a Inês, com o Jorge, com o Gonçalo...
Eu: O Gonçalo não está. Foi para a América.

Noite boa

Esta noite dormi muito bem, sem acordar uma única vez. Mas acordei cedo, às 7.30, quando o papá se levantou. Bebi o leitinho e como era cedo voltámos para a cama mais um bocadinho.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Boa memória

Ainda não esqueci a lengalenga que a avó Tita e o avô Bitó me ensinaram:
dedo mindinho,
seu vizinho,
pai de todos,
fura bolos,
mata piolhos.
Ainda hoje, durante o banho, a repeti.

Barriga cheia

Hoje estive num dia bom para comer: na escola comi quase tudo; ao jantar comi muito bem - a sopa toda, robalo com batatas, cenoura e bróculos, sumo de fruta natural, tangerina, pão (feito na máquina que nós oferecemos à avó São e ao avô Jorge) e, como prémio, uma bola de chocolate que ainda tinha sobrado da árvore de Natal. Por falar nisso, no fim-de-semana desmontámos a árvore de Natal que havia em casa da avó São e do avô Jorge, mas ainda não desmontámos a árvore de Natal em nossa casa.

Diálogos

(em casa, depois de eu ter lavado os dentes)
Papá: Agora vou eu lavar os meus dentes.
Eu: Vai lavar para a sala.
Papá: Está bem.
Eu: Mas não sujes a sala com a pasta. Está limpinha. A mamã limpou.

Emancipação precoce

Hoje tive uma boa noite de sono – melhor que a do papá, que tossiu um bocadinho. Ele até se foi deitar no sofá para não me perturbar, mas, quando percebi que ele não estava ao meu lado, comecei a chorar e a chamar por ele, e ele voltou a deitar-se comigo e a verdade é que não tossiu mais o resto da noite.
Hoje de manhã tive um acesso de independência e quis ir sozinha para a escola. «Eu já sou grande. Tu ficas aqui no carro», disse eu ao papá depois de ele estacionar. Mas ele não me deu ouvidos e levou-me até à minha sala. Acho que ainda é muito cedo para me emancipar.

A mamã é minha

Esta noite, ao jantar, fartei-me de chamar por ti, mamã, porque não me apetecia nada comer mas a gente grande insistia e insistia e insistia e insistia. «Mamããããããã... A mamã é minha!», choraminguei eu. Depois lá acabei por comer, e não foi tão pouco como isso.
Na creche, a professora Daniela disse ao papá que vão fazer para os meninos e as meninas um disfarce de Carnaval - vai ser o meu primeiro.

Anjinho


Este é o anjinho que fizemos hoje na escolinha. Gostas, mamã?

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Soninho bom

Esta noite dormi bem (não acordei uma única vez) e acordei bem disposta. Pelos vistos não estou doente. Ufa!

domingo, 6 de janeiro de 2008

Diálogos

Eu: O que estás a comer?
Papá: Estou a mascar chiclete.
Eu: Também quero.
Papá: As chicletes são só para gente grande.
Eu: Eu sou grande.

Adoentada

Estou um bocadinho adoentada e meio murcha. Fui para a caminha muito cedinho, porque me estava mesmo a apetecer dormir. Espero amanhã acordar melhor.

sábado, 5 de janeiro de 2008

Mais um dia na escola

Ontem o papá foi-me buscar à escolinha e eu estava a brincar com a Inês com copos e chávenas de plástico. O papá teve de esperar que eu acabasse de ‘comer’ (a fingir) antes de me levar de fim-de-semana. A professora Daniela disse-lhe que eu tinha comido «melhor do que o costume», o que o deixou contente.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

De regresso à rotina

Acabadas as férias, regresso à rotina. E na rotina inclui-se dormir na cama do papá, pois claro. Lemos um livro e depois tive uma noite com um sono bastante agitado, devo ter tido pesadelos. Às 4 da manhã cheguei mesmo a acordar e queixei-me ao papá de dores na perna - lá fomos os dois à casa de banho buscar creme que ele me esfregou para me aliviar. Eu expliquei ao papá que a dor foi provocada porque «não estava com a perna esticadinha». Acordei quase às 9 horas, estava o papá a tomar banho e eu fui ter com ele à casa de banho. Depois bebi o leite na sala enquanto via um DVD de desenhos animados musicais. Depois de arranjada, lá fomos para a escolinha de carro, a ouvir música e a ler uma história.
Até logo, mamã.

Frases

«A trovoada são as nuvens a bater».

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Trovoada

Brrrruuuuuuuuuuuuuuuum.
Tenho medo da trovoada.