terça-feira, 29 de janeiro de 2008
Noite nos avós
Esta noite, como o papá teve de ir trabalhar, fiquei a dormir em casa do avô Jorge e da avó São - claro que fiquei toda contente (até soltei uns guinchos) quando o papá me deu a boa nova. Dormi na minha cama até às 2, mas depois acordei e exigi ser transportada para a cama do avô e da avó, e assim aconteceu. Eu já tinha avisado o papá de que isto ia acontecer, quando ele me perguntou onde ia eu dormir. Eu respondi: «Vou dormir um bocadinho na minha cama e depois vou para a cama do avô e da avó».
domingo, 27 de janeiro de 2008
Cansada
Depois do jantar fiquei tão cansada que adormeci no carro a caminho de casa. Quando o papá me levou ao colo para a cama, ainda acordei e quis que ele me lesse uma história do Noddy, e só depois é que adormeci mesmo, com a boneca Matilde e a sua manta, com que eu também ando sempre.
Antes, quando o papá chegou a casa da avó São e do avô Jorge - com quem eu passei o domingo -, eu perguntei-lhe «A mamã?», porque tinha a secreta esperança de te ver aparecer. Mas vou ter de esperar mais uns dias. Vem depressa. Adoro-te.
Antes, quando o papá chegou a casa da avó São e do avô Jorge - com quem eu passei o domingo -, eu perguntei-lhe «A mamã?», porque tinha a secreta esperança de te ver aparecer. Mas vou ter de esperar mais uns dias. Vem depressa. Adoro-te.
sábado, 26 de janeiro de 2008
Um dia inteiro com o papá
Hoje, como é sábado e a escolinha está fechada, passei o dia com o papá. Ontem deitámo-nos um bocadinho mais tarde do que o habitual, pelo que hoje de manhã também ficámos na cama até mais tarde. Mas não muito - pouco depois das 8.30 já estava com vontade de me levantar e disse ao papá «não quero dormir mais». Lavámo-nos, vestimo-nos e como estava um lindo dia de Inverno fomos tomar o pequeno-almoço à Costa Nova: carioca de limão e torrada para os dois.
Depois fomos para a Vagueira, onde estive bastante tempo no parque infantil, até que me lembrei de cobrar ao papá a promessa que ele me fez ontem: comprar chicletes. Lá fomos a um quiosque comprar umas pastilhas de morango e eu quis logo uma. Depois fomos ver o mar e o papá levou-me até ao areal, onde estivemos a fazer castelos na areia e a brincar com as conchas.
Às 12.30 fomos almoçar. Comi bastante sopa e depois um bocadinho (não muito) de peito de frango com puré de batata, ervilhas e cenoura. Para beber, água e sumo de laranja natural. E também comi umas batatitas fritas que o papá tinha no prato - não é nada justo: ele obriga-me a comer frango e puré e ervilhas, mas para ele pede hamburguer e batatas fritas...
A seguir ao almoço, voltámos mais um bocadinho ao parque infantil, antes de regressarmos a Aveiro. Na viagem adormeci, e o papá parou o carro no parque ao pé da igreja de Nossa Senhora de Vagos, onde costumamos fazer piqueniques. Dormi uma hora e meia e quando acordei o papá estava a ler uma revista com uma fotografia de um senhor que eu reconheci logo - «é o tio», disse eu ao papá.
Já em Aveiro, fomos lanchar a uma pastelaria e depois fomos à livraria comprar um livro.
Depois fomos para a Vagueira, onde estive bastante tempo no parque infantil, até que me lembrei de cobrar ao papá a promessa que ele me fez ontem: comprar chicletes. Lá fomos a um quiosque comprar umas pastilhas de morango e eu quis logo uma. Depois fomos ver o mar e o papá levou-me até ao areal, onde estivemos a fazer castelos na areia e a brincar com as conchas.
Às 12.30 fomos almoçar. Comi bastante sopa e depois um bocadinho (não muito) de peito de frango com puré de batata, ervilhas e cenoura. Para beber, água e sumo de laranja natural. E também comi umas batatitas fritas que o papá tinha no prato - não é nada justo: ele obriga-me a comer frango e puré e ervilhas, mas para ele pede hamburguer e batatas fritas...
A seguir ao almoço, voltámos mais um bocadinho ao parque infantil, antes de regressarmos a Aveiro. Na viagem adormeci, e o papá parou o carro no parque ao pé da igreja de Nossa Senhora de Vagos, onde costumamos fazer piqueniques. Dormi uma hora e meia e quando acordei o papá estava a ler uma revista com uma fotografia de um senhor que eu reconheci logo - «é o tio», disse eu ao papá.
Já em Aveiro, fomos lanchar a uma pastelaria e depois fomos à livraria comprar um livro.
sexta-feira, 25 de janeiro de 2008
Na brincadeira
Quando o papá me foi buscar à escolinha, eu (com a boneca Matilde numa mão e a sua manta na outra) estava na brincadeira com a Beatriz - cantávamos e andávamos a correr de um lado para o outro, sempre na risota. Estava tão divertida que me apetecia ficar mais um bocadinho na escola, antes de ir para casa. «Quero ficar mais um bocadinho», pedi ao papá. Mas como já era tarde, não pude ficar e agora só volto na segunda-feira. Ao almoço comi quase tudo, mesmo a sopa. A professora Daniela escreveu na tabela à porta da sala que eu só deixei um bocadinho da sopa. E depois ela fez-me um totó muito giro no cabelo.
Diálogos
Papá: Gostas mais de brincar com os meninos ou com as meninas?
Eu: Com as meninas.
Papá: Mas também tens de brincar com os meninos.
Eu: O João morde. O João arranha. O João bate. Não quero o João!
Eu: Com as meninas.
Papá: Mas também tens de brincar com os meninos.
Eu: O João morde. O João arranha. O João bate. Não quero o João!
Já é dia
Esta noite voltei a dormir bem. Quando acordei, ainda antes das 8, disse ao papá «já é dia», e a luz que entrava pelas frinchas dos estores não me deixava mentir. Foi a maneira subtil de dizer ao papá que não me apetecia ficar mais tempo na cama e que nos devíamos levantar. E assim foi.
quinta-feira, 24 de janeiro de 2008
Língua púrpura
Hoje na escolinha vimos um filme da Branca de Neve e dos Sete Anões. No filme aparecia um caçador que fazim «Pum Pum». Foi muito divertido. Na escola farto-me de brincar no fogão a fingir que existe na minha sala - uma coisa que eu cozinho muito são ovos e batatas fritas; mas às vezes também faço sopa, sempre com estrelinhas.
Ao irmos de carro para casa, passámos pelo recinto da Feira de Março e eu lembrei ao papá que lá quero ir andar de carrocéis. E disse-lhe que quero andar contigo, mamã, naquelas cadeiras que giram. Também queres andar comigo, não queres?
Ao jantar não me apeteceu comer sopa - praticamente só molhei os lábios uma ou duas vezes (ao almoço também não comi a sopa toda, só metade). Mas o resto até comi bem - almôndegas, arroz de cenoura e beterraba. É verdade, mamã, comi bastante beterraba, e havias de ver como eu ficava com a língua púrpura - até pedi à avó São para me ir buscar um espelho para eu ver a minha boca. Ainda comi um bocadinho (pouco) de salada de fruta (sobretudo kiwi), ao mesmo tempo que fazia desenhos com aguarelas.
Na cama, o papá ligou o cobertor eléctrico e eu exclamei «que quentinho!», porque está um bocadinho de frio e sabe bem o calorzinho. Esta noite cumpri a promessa e escolhi uma história diferente para ler - o papá disse que não podíamos ler sempre o mesmo livro, por isso para hoje escolhi aquele que uma vez me trouxeste da Madeira, dos animais que se desenham uns aos outros. E depois toca a dormir, que amanhã é dia de levantar cedo para voltar à escolinha.
Adeus mamã. Adoro-te.
Ao irmos de carro para casa, passámos pelo recinto da Feira de Março e eu lembrei ao papá que lá quero ir andar de carrocéis. E disse-lhe que quero andar contigo, mamã, naquelas cadeiras que giram. Também queres andar comigo, não queres?
Ao jantar não me apeteceu comer sopa - praticamente só molhei os lábios uma ou duas vezes (ao almoço também não comi a sopa toda, só metade). Mas o resto até comi bem - almôndegas, arroz de cenoura e beterraba. É verdade, mamã, comi bastante beterraba, e havias de ver como eu ficava com a língua púrpura - até pedi à avó São para me ir buscar um espelho para eu ver a minha boca. Ainda comi um bocadinho (pouco) de salada de fruta (sobretudo kiwi), ao mesmo tempo que fazia desenhos com aguarelas.
Na cama, o papá ligou o cobertor eléctrico e eu exclamei «que quentinho!», porque está um bocadinho de frio e sabe bem o calorzinho. Esta noite cumpri a promessa e escolhi uma história diferente para ler - o papá disse que não podíamos ler sempre o mesmo livro, por isso para hoje escolhi aquele que uma vez me trouxeste da Madeira, dos animais que se desenham uns aos outros. E depois toca a dormir, que amanhã é dia de levantar cedo para voltar à escolinha.
Adeus mamã. Adoro-te.
Anã verde
Mais uma noite em que dormi como um anjo, agarrado ao papá e à Matilde (como já te disse, ando sempre com a Matilde para todo o lado, até para almoçar, apesar de a professora Daniela tentar que não a leve para o refeitório).
Ontem à noite, antes de dormir, voltámos a ler, eu e o papá, a história «Camila fica doente» - é a terceira noite seguida em que lemos esse livro, sempre por sugestão minha, apesar de o papá insistir para lermos outro. Já quase sabemos a história de cor, e eu prometi que hoje líamos outro livro. Vamos ver…
Já tenho as meias-calças e a blusa para levar à minha festa de Carnaval na escolinha – são verdes. Vou ser uma anãzinha verde muito gira.
Ontem à noite, antes de dormir, voltámos a ler, eu e o papá, a história «Camila fica doente» - é a terceira noite seguida em que lemos esse livro, sempre por sugestão minha, apesar de o papá insistir para lermos outro. Já quase sabemos a história de cor, e eu prometi que hoje líamos outro livro. Vamos ver…
Já tenho as meias-calças e a blusa para levar à minha festa de Carnaval na escolinha – são verdes. Vou ser uma anãzinha verde muito gira.
quarta-feira, 23 de janeiro de 2008
terça-feira, 22 de janeiro de 2008
Outra boa noite
Mais uma boa noite de sono – a tosse já lá vai e já posso dormir tranquilamente durante toda a noite. Acordei, ainda não eram 8, logo que pressenti que o papá se estava a levantar. Não quis ficar mais na cama e fui para a sala beber o leitinho e ver desenhos animados. Depois o papá foi tomar banho e eu fui com ele para a casa de banho – levei comigo a Matilde e alguns brinquedos e fiquei à espera que ele me arranjasse para ir para a escola. Quando me estava a vestir, teimei em querer levar calçadas as sapatilhas pretas que ele e tu, mamã, me compraram, em vez dos sapatos que ele tinha destinado para hoje. E assim foi. E depois lá fomos para a escolinha.
Frases
(quando estava deitada na cama com o papá, já depois de termos lido a história e quando me preparava para dormir agarradinha a ele):
Vou abraçar-te.
Vou abraçar-te.
segunda-feira, 21 de janeiro de 2008
Noite maravilhosa
Esta noite correu muito bem – não tossi nem acordei uma única vez. Ontem à noite, antes de deitar, o papá ainda me cortou as unhas, e depois, já na cama, lemos uma história da Camila. Hoje de manhã acordei bem disposta e regressei à escolinha depois do fim-de-semana alargado de três dias.
sexta-feira, 18 de janeiro de 2008
Montemor
Esta noite dormi muito bem, quase não tossi. Hoje não vou para a escolinha, porque vou passar o fim-de-semana a Montemor, a casa da avó Tita e do avô Bitó. Eles vieram-me buscar às 10 horas e lá fui eu, já depois de ter ido com o papá ao café da D. Gertrudes beber um carioca de limão.
quinta-feira, 17 de janeiro de 2008
Fim de tarde em cheio
Eu tenho um livro que se chama «Camila faz chichi nas calcinhas». Conta a história de uma menina que certo dia se descuidou e, como o título indica, fez chichi onde não devia. São coisas que acontecem, sabes mamã? Às vezes os meninos pequeninos, como a Camila, descuidam-se. Não tem mal nenhum, pois não? Sabes, mamã, hoje na escolinha aconteceu-me o mesmo - depois de dormir a sesta, estava com vontade de fazer chichi mas esqueci-me de pedir para usar a sanita e esqueci-me que não tinha fralda; por isso fiquei com as calças todas molhadas (mijadas, como eu disse depois ao papá). Mas tirando este incidente, o dia na escola correu bem e até comi quase tudo ao almoço (sopa e um peixe de nome esquisito chamado abrótea). Depois o papá foi-me buscar muito cedinho e fomos passear para Aveiro. Foi um fim de tarde em cheio: primeiro fomos à biblioteca ler livros (li quase 20); depois fomos à pastelaria beber um carioca de limão e comer um bocadinho de um pão-de-leite com fiambre (o fiambre comeu-o o papá, que a mim não me apetecia); e depois fomos para o parque infantil andar de escorregão. E pelo meio o papá ainda comprou chicletes de morango. Depois fui tomar banho e jantar a casa da avó São e do avô Jorge e amanhã vou para casa da avó Tita e do avô Bitó.
Subscrever:
Mensagens (Atom)