terça-feira, 29 de abril de 2008

Original

Pequeno-almoço original: leite, meia cenoura e pão.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

O meu reino por uma guloseima

Hoje jantei mal - não comi a sopa e não comi tanta jardineira de peru como devia (mas comi muita fruta e ainda bebi um copo de sumo natural de laranja e manga). O papá lembrou-me o castigo: nada de guloseimas. Para não ter de comer a sopa, eu disse: «Não quero chocolates nem gelados nem rebuçados!» Uma hora passou - brinquei, fiz cocó, vi um filme do Noddy... Até que disse: «Quero comer a sopa». Claro que o que eu queria não era a sopa, mas aquilo a que tinha acesso por comer a sopa: as guloseimas. E lá tive direito a um chupa-chupa.

Dentista

Como há uma semana arranquei um dente, hoje tive de ir ao dentista para ver se estava tudo bem. Ao fim da tarde o papá foi-me buscar e lá fomos os dois para o consultório. Esperámos um bocadinho (entretanto tive vontade de fazer chichi e ele levou-me à casa de banho, mas obriguei-o a olhar para o outro lado enquanto me segurava) e depois lá fomos chamados. A médica mandou o papá deitar-se na marquesa comigo deitada em cima dele - foi aí que fraquejei e comecei a chorar. Mas a médica, muito simpática, pôs-me um cesto com brinquedos à frente e deu-me um a escolher (optei por um tractor pequenino e um balão) e o medo passou. A médica disse que tínhamos de consultar outro médico, mas que desconfiava que eu teria de pôs um pequeno aparelho na boca para evitar que os dentes fechassem sobre o buraco do dente arrancado. Lá fomos ao outro médico e ele voltou a mandar o papá deitar-se na marquesa comigo em cima - ainda ensaiei um ligeiro choramingo, mas contive-me. E afinal não foi preciso pôr nenhum dispositivo na boca, mas daqui a um ano tenho de voltar para confirmar que está tudo bem. Como me portei muito bem, eu dizia para mim própria, para o papá e para quem me quisesse ouvir: «Não chorei. Já sou grande!»

Diálogos

Eu: Já foste cortar o cabelo?
Papá: Ainda não.
Eu: Vais ao cabeleireiro?
Papá: Vou.
Eu: Não tens tesoura em casa?
Papá: Tenho, mas o cabeleireiro é que sabe cortar.
Eu: Mas a mamã corta.
Papá: Mas fica mal cortado e torto.
Eu: O meu não ficou torto!

Diálogos

(quando estava a brincar com a avó São)
Avô Jorge: Também quero brincar.
Eu: Não. Vai fazer o jantar!

domingo, 27 de abril de 2008

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Diálogos

(antes de deitar)
Eu: Posso pôr as pantufas em cima da mesinha de cabeceira?
Papá: Podes.
Eu: Mas a mamã não deixa!

Frases

(quando ia com o papá no carro a ouvir «Better Days», de Bruce Springsteen)
Gosto desta música!

Caracol

Ontem à noite, ao chegar a casa, eu e o papá deparámos com um caracol junto ao portão da garagem. Eu peguei nele, maravilhada, mas como estava encolhido na sua concha o papá disse que estava a dormir. Lá o pus no chão, junto à árvore do azevinho, com a promessa de que no dia seguinte o ia procurar. Bebi o leite, lavei os dentes, pus uma fralda, li uma história, dormi e acordei. E mal acordei lembrei-me dele. «Vamos procurar o caracol?», perguntei ao papá. «Vamos», respondeu ele. E assim foi: depois de nos arranjarmos lá fomos para o jardim, onde o encontrámos já não no sítio onde o havíamos deixado mas numa parede, a dois metros do chão. O papá pegou nele e deu-mo. Estava tão fascinada que até o levei para o café da D. Gertrudes, onde fui beber um carioca de limão. Eu pu-lo no chão e perguntei: «Vai fugir?» E até o queria levar para Montemor, para casa do avô Bitó e da avó Tita, onde vou passar o fim-de-semana. Mas o papá fez-me ter pena dele porque o ia separar da família, e assim ficou no nosso jardim à espera do meu regresso.

Aniversários

Esta semana tive dois aniversários na escola, e logo no mesmo dia. Dois aniversários=dois bolos, um de chocolate e um de amêndoa. E ainda trouxe para casa uma língua da sogra, um livro do Noddy, uma camisola e rebuçados.

Visitas

Na quarta-feira as tias Neta e Natália e a bisavó Natália foram-me visitar a casa da avó São e do avô Jorge e viram-me a tomar banho e a jantar.

Diálogos

(a propósito do casamento a que vou com a avó Tita, o avô Bitó e o Guilherme)
Papá: No sábado vais a uma festa e tens de ir muito bem vestida.
Eu: A avó comprou-me um vestido novo?

Diálogos

Papá: Estou aflitinho para fazer chichi.
Eu: Vais fazer nas cuecas?

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Feira de Março outra vez

Ontem, como estava bom tempo ao final da tarde, voltei à Feira de Março com o papá – a terceira vez este ano. O guião foi quase igual ao da última visita: carrossel, avião, carrossel, brinquedo, bolos.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Parabéns mamã

Adoramos-te!